domingo, 9 de janeiro de 2011

Viva a Cultura Popular Brasileira!

Minas Gerais é um estado conhecido pelo queijo, pelo doce de leite, pelo nosso jeitinho "come quieto", pela nossa música e também pelas crenças, costumes, e tradições que fazem do nosso estado um dos mais ricos - culturalmente falando - e comentados pelo Brasil e pelo mundão afora.
Uma destas tradições é a Folia de Reis, festa de origem européia que simboliza a visita dos Três Reis Magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) ao Menino Jesus. Segundo as histórias, os três seguiram a Estrela de Belém para chegar até o Pequeno para oferecer três presentes: o ouro, o incenso e a mirra, simbolizando a realeza, a divindade e a imortalidade, respectivamente. Outra curiosidade que gira em torno dessa história é que os irmãos representavam toda a humanidade, sendo um negro, outro branco e um moreno. A visita supostamente teria ocorrido no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Santo Reis, como é conhecido e chamado por aí. Em alguns países europeus, o Natal é comemorado neste dia, e não no dia 25 de dezembro como conhecemos. Em terras tupiniquins, essa belíssima tradição acontece principalmente no interior dos estados. Poços de Caldas certamente não estaria de fora de uma festividade tão importante e tão bela como essa, né? Aconteceu ontem (sábado, dia 8) o Encontro de Folia de Reis aqui na cidade, e é sobre ele que vou lhes falar agora!



A tarde [chuvosa] de ontem foi a mais agradável e emocionante que eu tive nesse comecinho de década. Porque? Por que presenciei uma manifestação belíssima de fé e alegria. O encontro aconteceu na Igreja Matriz, lugar que também merece destaque pela sua linda arquitetura. Eu fiquei vidrado em cada verso cantado pelas Companhias de Reis que participaram do evento, observando a riqueza musical que os grupos têm. As vozes são divididas de forma bela e, me ouso a dizer, técnica! São pessoas simples, humildes, que muitas vezes nem sabem da existência da teoria musical, exercícios para voz, nunca fizeram aula de nenhum instrumento e mesmo assim dão um show, impecávelmente afinados! Toda aquela cantoria me fez viajar pra uma roça, com todo aquele povo de roupa colorida tocando e cantando, os bastiões dançando e levantando a poeira do terreiro e a comida sendo preparada em fartura pra todo mundo no fogão de lenha...

É impossível não perceber a e emoção que os foliões depositam num acontecimento desses. A fé é tão forte, que pude presenciar dentro da igreja pessoas que não conseguiram conter a emoção e desabaram em lágrimas. Na minha opinião, acima de tudo, a Folia de Reis faz bater forte no peito dos mais velhos uma nostalgia daquele tempo de criança, que os seus pais faziam isso. Geralmente, as pessoas que hoje fazem parte desses grupos cresceram nesse meio, como é o caso de um senhorzinho que quase me fez chorar também. O apresentador do evento havia falado que ele tinha 92 anos, e quando falei isso pra ele, o velhinho deu uma gargalhada e respondeu: "Noventa e dois? Não, não meu filho...eu sou de 1912!". O nome dele é José Santana, ou Zé Santana (foto ao lado), como prefere ser chamado. "Desde os dez anos de idade eu participo dessa cantoria!". Só como embaixador de Folia de Reis são 75 anos. O que mais me emocionou é a disposição dele, o sorrisão estampado no rosto sempre. E ele disse que não vai parar com a Folia enquanto Deus permitir que ele continue!
O primeiro grupo que eu vi se apresentar lá foi o grupo de Antônio Cassimiro de Lacerda. A Companhia leva o nome dele e tem três anos de atuação na cidade. Logo depois da apresentação deles, fiz questão de ir tirar uma palavrinha dele, que desde o começo me pareceu ser uma pessoa muito carismática e simpática. Perguntei a ele o que era pra ele a Folia de Reis e ele, sem pensar, respondeu: "É louvar a Deus! É entender bem como foi o nascimento de Jesus!".
Lembram quando eu disse que muitos já crescem nesse meio? Então, lá também vi muitas crianças e resolvi bater um papinho com uma delas. O nome do pequeno folião poçoscaldense é Marcelo, ele tem 11 anos, e me disse o seguinte, exatamente com estas palavras: "Começou pelo meu avô! Os morenos, os negros ensinaram ele a cantar Folia de Reis, aí foi passando de geração em geração até chegar em mim. Depois, eu vou seguir também junto!".
Esse foi o meu 8 de janeiro! Espero que eu tenha conseguido passar um pouquinho do que foi este belo evento que acontece anualmente em Poços de Caldas! A cultura está aí pra todos, em vários cantos, cabe a nós correr atrás dela! É tudo muito bonito, muito comovente, muito nosso! Se tiverem a oportunidade de conhecer o trabalho de qualquer grupo de Folia de Reis, eu recomendo muito que o façam, vocês não vão se arrepender e vão ser emocionar, como eu me emocionei!
Obrigado pelas quase 3 mil visitas nesse pouco tempo que o blog Poesia Concertante está em atividade! Espero estar conseguindo agradar a maioria de vocês com as postagens!
Janeiro é um mês rico em Poços de Caldas! Tá rolando por aqui o renomado e conhecido em vários cantos do mundo Festival Música nas Montanhas! Obviamente, vocês verão algo sobre esse evento aqui no blog também! Aguardem as novidades! Abraços!
Fotos e texto por: Tokinho

6 comentários:

  1. `` Ó Deus salve o oratório, ó Deus salve o oratório... e a hóstia consagrada óóó meu Deus e a hóstia consagraaadaaa...`` Viva a cultura popular brasileira!! Tokinho tive a oportunidade de acomanhar algumas vezes essa linda manifestacao!! Tambem recomendo a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe se alguém tava cobrindo com vídeo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. quando eu era pequena... todo ano, eles iam cantar na casa dos meus avós!
    *____*

    ResponderExcluir
  4. Interessante , cultura pura ... pena que existe uma realidade que decepciona aqueles que sao mais cultos ou mais religiosos , que é a falta de informaçao ou a falta do querer saber. Muita gente tanto em Poços quanto em qualquer outro lugar nao sabe o que é Folia de Reis ou o que simboliza ...!
    Mas está de parabéns , a postagem ficou linda ,Folia de Reis é uma bela manifestaçao de homenagem , de lembrança de cultura ...
    Principalmente a cantoriia =D shuahusa .Muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  5. Lindo acontecimento! Nao o acompanhei, mas pude, através dessa postagem, reconhecer que esse evento eh sempre maravilhoso! E o mais interessante, vai passando de geracao em geracao!
    Isso eh Cultura! o/
    beeijo

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto nada escrito sobre este assunto, mas achei bem legal! Essas culturas tem que serem valorizadas independente de crença e talz! Tá de parabens, abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler nosso blog e comentar! Volte sempre!