sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

95 anos de história e...poesia!

Este ano tive um Natal diferente do que estava acostumado: todas as festividades com a minha família aconteceram no sítio do meu pai, que ele tem desde quando eu era bem molequinho. É um lugar simples que me traz muitas boas lembranças. Este sítio por coincidência do destino é vizinho do lugar onde minha mãe foi criada e morou boa parte da sua vida, portanto, ela e consequentemente nós, conhecemos todo mundo ali nas redondezas e sempre que vamos pra lá nos reunimos para prosear, contar histórias e jogar truco! No dia 25 de dezembro não foi diferente. Fomos para a casa de nossos vizinhos: a família Corrêa. Como toda e qualquer reunião de amigos na roça, muita fartura e variedade nas formas e tigelas em cima do fogão de lenha. Quem é mineiro sabe do que eu estou falando, né? Leitoa, frango, tutu de feijão, enfim...


De todos que estavam lá, uma figura se destacava: um velhinho de 95 anos, de uma simpatia ímpar, alegria maior ainda, que não dispensa (e diz ele que nunca dispensou) uma pinguinha a qualquer hora do dia. Ele é pai, sogro e avô dos anfitriões. Entre uma música e outra no violão, ouvi umas rimas. Na hora parei de tocar e olhei pra ver quem tava falando aquilo tudo. Me surpreendi e fiquei muito feliz quando vi que o dono daqueles versos era o Sr. Vitor Corrêa, o velhinho que eu falei a pouco. Ainda bem que eu tinha uma câmera em mãos naquele momento e pude registrar isso. Pedi pro Sr. Vitor repetir o poema pra que eu pudesse filmar, e ele não hesitou.

Mary Shelley, uma escritora britância de alguns séculos atrás disse que "a poesia imortaliza tudo que há de melhor e mais belo no mundo." Eu concordo plenamente, realmente as melhores e mais belas coisas da vida podem ser imortalizadas com um poema. Nesse caso, talvez nem tanto pelas palavras, mas pelo exemplo que esse senhor nos dá de que viver é ser feliz. Que ter 95 anos não significa estar esperando a morte chegar, e sim estar torcendo pra que ela não chegue logo.

Um muito obrigado a toda família do Sr. Vitor, que sempre nos recebeu muito bem em sua casa e a ele próprio, que talvez não visite este blog por não ser ligado a tecnologia e internet, mas mesmo assim, devo agradecer. Por ser tão forte, alegre, vivo e lúcido! Que esse vídeo sirva de exemplo aos que acham que a vida não vale a pena, por qualquer motivo que seja. Se você, com seus 18, 20, 30 anos já está pensando em desistir por conta dos problemas da vida, imagine quanta coisa esse homem já passou em noventa e cinco anos de existência?

Espero que gostem deste vídeo, que representa, acima de tudo, a vida. Mas também representa a cultura que o Brasil muitas vezes esquece, ou nem chega a conhecer.

Adeus Casamento
(Vitor Corrêa)
Eu já ando convidando pra ir no meu casamento,
A moça eu num conheço,
Nóis num temos conhecimento.
Eu sou caboclo trabaiadô,
Todos banco que eu vejo é meus instrumento.
A carça tem duas rapadura
No lugar dos assento;
A camisa não tem cacunda,
Isso é pra tomar um vento.
Eu já ando convidando pra ir no meu casamento
A moça eu num conheço,
Nóis num temos conhecimento.
Eu tenho meu chapéu caro
Que custou miliquinhento,
Lenço grande no pescoço
Da corzinha de pimenta.
Fui descendo a rua abaixo
Muito alegre, muito atento
Mas cheguei na casa da moça
Já cheguei e bati na porta...
Logo ela veio de lá de dentro
E eu já falei do casamento
Ela foi depressa e me respondeu:
"Confiança eu num te dou,
Vai pros quinto, pros trezento!"
Eu saí num trote duro, numa marcha de jumento
Casar eu não caso mais, acabou meu sofrimento.


11 comentários:

  1. Emocionante!!
    É isso que muitas pessoas precisam aprender nessa vida : " A FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA." Quanta coisa ele já viveu, dentre elas alegrias e sofrimentos, mas tudo gerou experiencia e aprendizado e reflete hoje no seu sorriso e sua simpatia. Parabéns Sr. Vitor e parabéns Tokinho por ter nos presenteado com esse vídeo com uma mensagem linda.
    Grande beijo querido..te adoro!!!

    Thainá

    ResponderExcluir
  2. Nooossaa uma emoção e tantoo... e um exemplo a ser seguidoo alegriaa diversão isso torna a pessoa mais jovem e bem vivida... viver sem medo de ser feliz, =D euu adoreii o video
    e passa uma historia de vidaa, que apesar de tudo que possa ter passado ele viveu e vive transmitindo a alegria...
    e deixoo aii em baixo 2 trechos da musica que eu
    quando vi o video lembrei...

    GONZAGUINHA : O que é, o que é ?

    Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz...

    Há quem fale
    Que a vida da gente
    É um nada no mundo
    É uma gota, é um tempo
    Que nem dá um segundo...

    ResponderExcluir
  3. Exemplo de vida!
    Parabens Sr. Vitor!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente emocionante...
    Uma lição para todos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Cara, o maior de todos os post que já vi por aqui! Fantástico! Que honra!
    Sabe cultura pura, sem adição de conservantes? Pois é!

    Viva a Poesia!

    ResponderExcluir
  6. Bom , são coisas assim que modificam o pensamento de muitos, mostra que a felicidade está sempre presente . Retratando um pouco dos costumes mineiros do jeitinho de falar da inocêcia das pessoas , é como se fosse um convite : esntra ,senta ,ouça esses verssos ... seja feliz como eu 95 e mais 95 e mais 95 anoos!
    =D Parabéns . Ficou Realmente ótimo .

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Renan, sem dúvidas o melhor post! Emocionante e contagiante! Parabéns Tokinnho e ao Sr Vitor.

    ResponderExcluir
  8. Ah, Tokinho... eu tenho que concordar com o pessoal aqui que esse post foi sensacional!! Também acho que foi o melhor até agora! Não estou desconsiderando os outros, porque aqui só tem coisa boa... mas nossa, quanta pureza e simplicidade! Eu me emocionei de verdade! A poesia teria me tocado, sem dúvidas, mas o vídeo com o sr. Corrêa recitando me deixou sem chão! Saudade de tempos vividos... de pessoas queridas... de bondade desmedida!!
    Obrigada por partilhar com a gente esse momento tão lindo!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa sem palavras... Que exemplo de vida!!! Uma motivação, sem igual!!! Parabéns Sr. Vitor, pela animação, pela alegria... Que contagia e emociona!!! =) Nha... Tokinho Parabéns pra você também... Tenho que concordar com o pessoal!!! Excelente... Mexeu lá no fundo!!!

    ResponderExcluir
  10. Mágico e revigorante! Grato por esse presente! Meu dia comecou perfeito e a noite aqui em Amsterdam ta caindo com mais alegria e saudades! A simplicidade é a riqueza dos homens de boa fé!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler nosso blog e comentar! Volte sempre!