quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ingratidão com a NOSSA mãe.

Olá, pessoas! Depois de mais um tempinho sem postagens, volto aqui pra postar de novo!
A postagem de hoje foge da música e vem falar sobre o meio ambiente, sobre natureza. Aquela que rege a vida em todas as suas formas e que dependemos para tudo que fazemos, fabricamos e comemos.
A autora do texto é uma grande amiga minha chamada Raíssa Santa Marina, que me mostrou o texto timidamente escrito em dois papéizinhos cor-de-rosa. Quando li, já pensei: "Putz, isso tem que ir pro meu blog!". Pedi autorização pra ela e ela me concedeu! Ah, e só pra frisar: recentemente ela foi uma das ganhadoras de um concurso de textos promovido pela escola onde ela faz curso técnico em química. Ou seja, a inspiração é dela e ninguém tira!
Fico muito feliz em ter um texto dela aqui, que é uma pessoa que eu gosto muito e que se tornou muito importante em pouco tempo na minha vida! Espero que gostem do texto como eu gostei!
A foto utilizada na postagem foi retirada do site Flickr na página da fotógrafa Sônia Furtado. Aliás, vale a pena conferir o trabalho dela. Tem várias fotos legais lá. Aí vai o link: http://www.flickr.com/photos/sonia_furtado/


Foto por Sônia Furtado.

Eu olho a minha volta e tudo que vejo são prédios de concreto, fumaça cinzenta que encobre meus olhos. Natureza esquecida pelos gigantes da destruição e destruída pelos pequenos da ingratidão. Ficamos calados diante da injustiça com a mãe que nos dá colo e comida e sua beleza passa despercebida até ser totalmente extinta...
E se a pergunta for: O que estamos fazendo? A resposta será: Nosso futuro!
Uma mensagem de paz, vida e esperança na minha roupa nada quer dizer se eu não abrir os olhos e agir. Reagir ao grito de socorro, reagir à reação já esperada mas nunca levada a sério. Cuidar de quem me dá carinho, demonstra afeto no sol da manhã, na chuva calma, no céu estrelado. Não importa! Ela luta para estar do meu lado e sofre.
E se a pergunta for: O que estamos fazendo? A resposta será: Meu futuro!

7 comentários:

  1. nosa lindo o texto, parabens raissa, pelo concurso e pela sensibilidade ao escrever!!
    muito bom ter colocado no blog toquinhu,, ta perfeito!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Palavras mais que necessárias aos olhos de cada ser humano, seja ele um "gigante", seja um "pequeno". E os "pequenos" me entristecem na mesma proporção que os "gigantes" (ou ainda mais) quanto as injúrias cometidas às escuras, quando na realidade são essas as que alimentam a fonte do desafeto perante à "mãe-natureza".

    Parabéns pelo texto, pelo sentimento expresso de uma forma tão bonita.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa o texto. Faz muito sentido pra nós, poçoscaldenses. Nossa cidade nos deu uma beleza natural incomparável, mas o crescimento desordenado e a ganância são ameaças constantes. Nosso futuro e o de nossos filhos dependem de nós exclusivamente!!! E lembrem-se, a a água da represa Saturnino de Brito, que abastece toda a cidade, está altamente poluída com produtos químicos, mas preferem gastar dinheiro fazendo projeto de paço municipal - gastanto 1 milhão com o desenho do Niemeyer - em solo que compõe uma importante bacia hidrográfica.

    È, a coisa tá feia, mas depende da nossa conscientização e articulação como cidadão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É, o Pedrinho citou algo de suma importância! Eu tenho estudado aspectos sobre promoção e prevenção em saúde. E o que falta é exatamente o empoderamento e participação comunitária, justamente nessa situação em que nos encontramos.

    Na Carta de Ottawa (1986), o empoderamento é definido como "o processo de desenvolvimento na comunidade, da capacidade de controle e de habilidades para gerar mudanças nos condicionantes sociais da saúde, através da mobilização coletiva, onde o desenvolvimento da comunidade se baseia nos recursos humanos e materiais com que conta a comunidade para estimular a independência e o apoio social."

    A água é a base de tudo! Água é vida!
    E o que vemos, ao invés de mobilização/conscientização, é um conformismo infundado.
    E acho que nós, que demonstramos preocupação, precisamos fazer mais e mais.
    Pequenas ações são válidas!! Porque se ninguém começar...
    Precisamos ser menos conceituais e mais práticos. União!


    Água é a base de tudo!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa meus parabéns Raissa!!! Simplesmente Maravilhoso!!! Disse o que todos precisam ouvir. Temos que nos conscientizar, mas do que isso, devemos agir e rápido, pois o futuro começa agora. Por que a cada segundo tem um ser sem nada na cabeça, destruindo o bem mais precioso que nos possibilita a vida!!! Mas uma vez meus parabéns pela sensibilidade sobre o assunto e a forma de expressa-lo!!! E parabéns para você também Toquinho!!! Mais uma vez reconhecendo o dom de uma pessoa próxima de você, o que faz de você a pessoa espetacular que é!!!

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras a este texto! Maravilhoso! Parabens Raissa pelas palavras, e que sirva de conscientizaçao a todos o que esta acontecendo com a nossa mae natureza e quao importante ela é para nossa sobrevivencia!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostaram, gente! Muito obrigada mesmo! Ainda não tenho muita prática com as palavras mas acho que sempre podemos falar o que sentimos de alguma forma, para tocar as pessoas e colocar um pouco mais de sentimento, reflexão e beleza em nossas vidas! E Tokinhoo... muito obrigada, por proporcionar isso para as pessoas e dar inspiração para que a gente continue lutando por um mundo mais bonito!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler nosso blog e comentar! Volte sempre!