domingo, 21 de novembro de 2010

Os Integrantes #2 - Fernanda Dearo



Harmonias marcantes, suaves, simples ou complexas, e acima de tudo, lindas e já essenciais na Poesia Concertante. A próxima integrante do grupo que vocês leitores irão conhecer é Fernanda Dearo, pianista e tecladista que passou a integrar o grupo há pouco tempo. Boa parte dessa "nova cara" da Poesia se deve a criatividade, disposição e bom gosto dessa musicista que, primeiramente, é minha amiga - que eu gosto muito por sinal. É uma amizade relativamente nova (pouco mais de um ano), mas que parece bem mais velha!

Aliás, nos conhecemos exatamente no dia 12/09/09, no festival Música do Mundo, em Três Pontas. Viajamos em três pessoas pra lá: eu, ela e o Flávio D'Avila, namorado dela. Inclusive, o começo do relacionamento dos dois foi nesse mesmo dia! (risos) Bom, aqui não é blog de fofoca, né? Mas no show eles presenciaram eu chorando quando o Milton Nascimento cantou "Canção da América" e me abraçaram! Foi tão...emo! (risos) Mas são duas pessoas que eu prezo muito em conhecer e espero ter sempre junto comigo! Emo de novo, né? Mas...vamos ao que interessa! Confira a entrevista feita via MSN com Fernanda Dearo.

Como foi sua iniciação na música?
Comecei bem pequena, cantando com meu pai nas missas de domingo. Ele tocava violão e eu e minha irmã o acompanhávamos. Mais tarde entrei pro coral da escola e fiquei por 3 anos. Depois disso meu pai me passou algumas lições de acordes no violão e eu aprendi algumas canções fáceis. Descobri o teclado em um grupo de oração que minha mãe me levava aos sábados. Quando toquei pela primeira vez, abandonei o violão. E resolvi começar a estudar teclado, no conservatório musical.

Qual foi a primeira música que você aprendeu? E qual foi a sensação de ter aprendido?
Como muita gente, ainda no violão, comecei com "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores". A sensação é única porque a gente passa a se sentir mais completo quando toca um instrumento além de cantar. É muito bom.

O que você costuma ouvir?
Eu gosto muito de música popular. Rock, pop, jazz, samba...ultimamente tenho escutado Milton e recomendo também. E ouço música clássica, apesar de não conhecer a fundo. Gosto de Mozart, dos prelúdios de Cláudio Santoro, Bach. Outra coisa que gosto de ouvir são arranjos para corais.

Indica pra quem tá lendo um disco e conte o porque da indicação.
Eu não queria ser tão óbvia, indicando a minha banda favorita, mas serei: Stadium Arcadium, RHCP. Porque o disco é fantástico! Gosto muito de Snow e Wet Sand.. e também porque tudo indica que eles virão ao Brasil em 2011!

Um passarinho verde me disse que você escreve coisas lindas...me fala um pouco disso! (risos)
Eu sempre gostei de escrever, desde pequena. Gosto de ler poemas, e ainda mais de músicas que tenham elementos poéticos. Mas nunca consegui compor uma música com os textos e poemas que fazia, então eles se perdiam. Até que esses dias comecei a escrever um poema e pedi pra que o Tokinho colocasse uma melodia. Acho que deu certo, porque eu gostei muito do resultado!

E a Poesia Concertante, o que tá achando de fazer parte?
Pra mim é uma experiência muito boa. Além de estar tocando entre amigos, eu aprendo muito com cada um de vocês. Tokinho tem sensibilidade para compor e um timbre muito bom, Ivan tem ótimas ideias de arranjos e a Marina é muito boa para criar frases. Acho que temos uma sintonia boa, que nos dá liberdade para criar coisas juntos.

Muito obrigado pela entrevista, Nandinha! Me sinto muito feliz em ter você do meu lado me ajudando nesse projeto. Toda sua disposição, tempo, criatividade e descontração doada será retribuída em forma de música! Faça suas considerações finais aos leitores.
É um prazer! Obrigada a todos os que acompanham a Poesia Concertante, especialmente aos músicos que vivem desta arte tão sublime. E vamos fazer música! Ela deixa o mundo mais bonito!


Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium

Quer ouvir a [ótima] indicação da Nandinha? É só acessar os links aí embaixo e baixar o excelente álbum, que é duplo. Vale a pena, eu decorei de cabo a rabo!

Disc 1
http://www.4shared.com/file/rHhcxJT0/Stadium_Arcadium_Disc_1.htm

Disc 2
http://www.4shared.com/file/CNIKik2G/Stadium_Arcadium_Disc_2.htm

2 comentários:

  1. Ainnnn quee linndaaa PARABENS NANDA... Sucessoo pra voces aii galeraa...Adoroo suaa voz acho que voce deveria cantar também =D
    Beijoos a todos ;*

    ResponderExcluir
  2. Nhaaaa... Que linda a história da amizade de vocês!!! Fernanda Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu envolvimento com a música!!! Mais uma bela pessoa para completar esse maravilhoso grupo de músicos!!! Nha... To curiosa para te ouvir cantar!!! Ah, eu também adorooo o álbum que você indicou!!! Grande abraço a todos... Sorte e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler nosso blog e comentar! Volte sempre!