domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mais que um fotógrafo, um artista.


Quem nunca sentou na sala num dia qualquer com o pai, mãe e irmãos pra ver as fotos da família que ficam guardadas naquelas dezenas de álbuns? Aqueles álbuns - e as fotos - eternizam momentos, pessoas, lugares e sensações. Existem pessoas (como eu) que acreditam que a fotografia é muito além de um registro, é uma arte das mais puras e belas. Há os que tiram fotos casualmente, pra brincar; e há os que saem por aí procurando imagens pra serem eternizadas, acima de tudo com profissionalismo e sensibilidade. Aliás, a sensibilidade, na minha leiga opinião, é algo essencial para quem quer fazer boas fotos.

Depois da minha entrada para o Coletivo Corrente Cultural tive a oportunidade de conhecer pessoas de várias áreas, entre elas a fotografia. Dentre essas pessoas, a que mais se destacou pelo seu trabalho foi Léo Zaneti, um poçoscaldense de 21 anos, que mora em atualmente em São Paulo e cursa Rádio e TV lá na terra da garoa. O que mais me causa espanto é saber que ele é autodidata na fotografia, aprendeu tudo na raça, pesquisando, estudando e fotografando. Como forma de mostrar minha admiração pelo trabalho dele, resolvi fazer essa entrevista com ele pelo MSN pra que vocês saibam mais um pouquinho desse artista aqui da terrinha. Falamos, obviamente, sobre ele e a fotografia mas também falamos de música, foi um papo bem legal, espero de coração que vocês gostem do que vão ler em seguida.


O que é pra você a fotografia?
Eu poderia fazer uma resposta bonitinha ou usar frases feitas, mas a fotografia é algo tão maior e tão simples, que não tem como explicar. É simplesmente algo que gosto de fazer, ver e estudar (não necessariamente nessa ordem).

Quando foi que você começou a levar a sério o ato de fotografar?
Quando eu ganhei o Concurso da Semana de Fotojornalismo (em setembro de 2009), da USP. Aí caiu a ficha que era algo que eu gostava mesmo e levava jeito.

"Voguelândia", a foto que você ganhou o concurso, é maravilhosa! Dá pra contar um pouco mais sobre ela?
Então Tokinho, ela tem uma história bem legal, mas é meio grande (risos). Na semana de fotojornalismo rola uma saída fotográfica e depois com as fotos da saída rola um concurso. Estávamos no Anhangabaú e eu vi um gari-anão (!!), achei bem inusitada a cena (risos). Fui perguntar pra ele se eu poderia fotografá-lo e ele disse que tinha problema caso o superior dele visse. Perguntei se eu tirasse a foto de longe, se teria problema; ele disse que não. Andei pra trás, tomando uma distância para fazer a foto e não percebi que entrei no meio de uma rodinha de mendigos sentados no chão. Fiz a foto do anão e só aí percebi que os mendigos estavam mexendo comigo: "Olha o fotógrafo!", "Tira uma foto minha também então!", etc. Nisso esse homem da foto veio e pediu que eu tirasse uma foto dele com a mulher da revista. Na hora bati o olho e percebi o contraste de uma revista de moda e um mendigo. Fiz uma foto para mostrar pra ele, que aparecia o rosto dele e a revista, e fiz uma para mim, que é essa que ganhei o concurso.

"Pin up"
O que você mais gosta de fotografar e porque?
Eu gosto muito de fotojornalismo, a idéia de estar aonde as coisas acontecem e passar sua visão dos fatos para as pessoas é bem interessante. Gosto muito também de fotografia de shows e bandas, talvez porque a música sempre esteve presente na minha vida; tocava bateria mas hoje não toco mais. Ultimamente fotografar garotas está me interessando muito também.

Fotografar garotas? Esperto você, hein?
É algo profissional (risos).

Você falou aí que já foi baterista, aproveitemos o gancho (risos). Conta aí, como foi e como é hoje a sua relação com a música?
Eu tinha uma banda que tocava pop-rock, era bem legal e eu me divertia muito tocando. Fui morar em Campinas e depois em São Paulo, a vocalista foi morar em Santos...infelizmente a banda teve que acabar. Aqui tentei continuar a tocar, montando outra banda, mas não deu certo. Aos poucos desisti de tocar (risos). Hoje em dia a maioria dos meus amigos são músicos. Sempre estou indo a shows, seja a trabalho ou não.

Nós artistas no espelhamos muito em nossos ídolos. Qual são os seus na fotografia?
Não sou muito de guardar ídolos e nomes, mas um que veio na cabeça agora foi o Claudio Edinger. Conheci o trabalho dele na Semana de Fotojornalismo. A palestra dele foi sensacional, ele conseguiu passar o amor que ele tem pela fotografia e mostrou o trabalho dele que é lindo. No meu blog* tem falando sobre a palestra e sobre ele.

Muito obrigado pela entrevista, Léo! Espero que tenha sido tão legal pra você quanto foi pra mim esse bate papo. Deixa um recado pra quem lê o blog da Poesia Concertante.
Obrigado você pela idéia de me entrevistar, isso mostra que meu trabalho está chamando atenção e interesse das pessoas cada vez mais. Espero muito sucesso pra banda, que faz um som diferenciado e bem interessante também! Abraços!
Link da postagem sobre Cláudio Edinger, no blog Fotografe Também: http://fotografetambem.com/2010/07/01/claudio-edinger/

"Paisagens por onde passo..."

Gostaram da entrevista pessoal? Espero que sim, porque eu gostei muito, muito mesmo! Desde que conheci o trabalho do Léo, passei a admirar. Agora que vocês conheceram, tenho plena certeza que não vai ser diferente.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho dele, acesse: http://www.flickr.com/photos/leozaneti/.
Caso queira ter ótimas dicas de fotografia, acesse o blog http://www.fotografetambem.com/ ou entre em contato diretamente com ele por e-mail: leozaneti@yahoo.com.br. Pelo que eu conheço ele, posso afirmar que ele vai ser atencioso e vai esclarecer suas dúvidas.

Grande abraço e não se esqueçam dos comentários.

14 comentários:

  1. O cara é foda pra caralho.
    Parabéns pela entrevista e para o Mestre da fotografia. \o>

    ResponderExcluir
  2. Aow, já tinha visto umas fotos dele há bastante tempo, mas olhar como o cara melhorou e como estão suas fotos atuais... é de ficar de queixo caído! O Leo é foda mesmo! Parabens léo e parabens tokinho pelo blog tb! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O Léo manda muito bem!! Sem mais...

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo post....o cara manda muito bem....quando crescer, quero ser igual a ele..rsrssrs

    ResponderExcluir
  5. O Léo é fera viu, gente finérrima e manda bem demais no que faz!
    Parabens Leozito, continue nos seus clicks que voce vai longe!! Beijaaao!

    ResponderExcluir
  6. Ae tokinho, Ficou 10 a entrevista! A introdução ficou muito boa! parabéns!
    Obrigado por tudo ;]

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da entrevista,principalmente da foto que ele ganhou o concurso o ângulo e o que eles quis mostrar com a foto ficaram perfeitos.Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Leozito manda muito! Tem algumas fotos tiradas por ele no fotolog da minha banda! Pra quem quiser conferir o trabalho dele em shows é só entrar http://www.fotolog.com/cisemusic

    ResponderExcluir
  9. O Léo é o cara da fotografia! Além de ser um amigo muito sangue bom! Merece esse reconhecimento que tem recebido da galera! Continua mandando ver Fii! Abração!

    ResponderExcluir
  10. Tenho orgulho de ser o pai do Leo, esse filho e artista maravilhoso...continue sempre assim!! Bjaum

    ResponderExcluir
  11. Meu melhor amigo merece, apesar de ser gay, ele é muito bom mesmo, huauhauhahuahua

    ResponderExcluir
  12. Belo talento! Admiração e respeito! viva a arte!
    @danimarastreet

    ResponderExcluir
  13. Entrevista adorável...
    Hj vejo que ele realmente tem talento e sensibilidade para fotografia!
    Precisa só fotografar mais a mamãe...rsrsrsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por ler nosso blog e comentar! Volte sempre!